Javier Solana discute segurança com países da ASEAN

Foto
Javier Solana How Hwee Young/EPA

Solana vai encontrar-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros indonésio, Hassan Wirayuda, com quem discutirá o envio de observadores da UE para a província de Aceh, a norte da ilha de Sumatra, para supervisionar o cumprimento do acordo de paz entre o Governo de Jacarta e o movimento separatista de libertação de Aceh (GAM).

O acordo deverá ser assinado no próximo dia 15 de Agosto e culmina meses de negociações entre o Governo e os separatistas, iniciadas pouco depois do tsunami que provocou milhares de mortos na região norte de Sumatra.

O alto representante reúne-se também com os chefes da diplomacia de Singapura e da Tailândia, dois dos países da ASEAN, que também se comprometeram a enviar observadores para Aceh.

Nos dois dias que permanecerá em Vientiane, capital do Laos, Solana participará na reunião anual do Fórum de Segurança da ASEAN, que discute este ano, entre outros assuntos, a luta antiterrorista.

Da ASEAN fazem parte Brunei, Birmânia, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.

Além dos países ASEAN participam no fórum Austrália, Canadá, Coreia do Norte, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Índia, Japão, Mongólia, Nova Zelândia, Paquistão, Papua Nova Guiné, Rússia, Timor-Leste e União Europeia.

Sugerir correcção
Comentar