Polícia britânica detém mais seis suspeitos de terrorismo

Foto
Dois dos detidos foram interceptados na estação de King's Cross Lindsey Parnaby/EPA

A Scotland Yard recusa-se a confirmar se as duas detenções de ontem à noite estão relacionadas com os atentados de Londres, mas afirma que os quatro homens detidos hoje de manhã em Birmingham estão de facto relacionados com os atentados falhados do dia 21 de Julho na capital britânica. De acordo com os canais de televisão BBC e Sky News, um dos quatro homens detidos hoje poderá ser um dos suspeitos procurados pela polícia por ter tentado fazer deflagrar engenhos explosivos na segunda vaga de ataques em Londres.

As duas detenções na composição que seguia para Newcastle foram levadas a cabo por dois polícias à paisana que estavam no interior da carruagem.

Já em Birmingham a polícia deteve um homem num local não especificado e outros três numa morada diferente, avançou à AFP o porta-voz da Scotland Yard.

Interrogado sobre se um destes detidos é um dos suspeitos dos ataques do dia 21, o mesmo porta-voz afirmou que essa informação "é especulativa".

Por seu lado, Stuart Hyde, comissário da West Midlands Police, a região de Birmingham, recusou-se a comentar este assunto.

O porta-voz da Scotland Yard avançou ainda que "foi descoberto um embrulho suspeito e, por precaução, a zona foi evacuada". "Estas operações estão ligadas aos acontecimentos de Londres de 21 de Julho", confirmou.

A primeira operação em Birmingham teve lugar no bairro de Hay Mills. O homem que foi detido nesta zona foi levado para uma esquadra no centro de Londres sob a acusação de terrorismo. A polícia precisa que foram utilizadas "taser gun" (armas capazes de inflingir choques eléctricos que imobilizam o suspeito) e que a operação decorreu sem nenhum disparo de armas de fogo. Foi neste local que a polícia descobriu o embrulho suspeito. Os outros três homens foram detidos no bairro de Washwood Heath e levados para uma esquadra local.

A operação envolveu mais de 50 agentes da Scotland Yard e da West-Midlands Police.

Os quatro ataques do dia 21 de Julho em estações de metro e num autocarro, em Londres, ocorreram duas semanas depois dos atentados de 7 de Julho, que fizeram pelo menos 56 mortos.

Sugerir correcção
Comentar