Lucros da Brisa crescem dez por cento no primeiro semestre
Os resultados apresentados pela Brisa reflectem as regras das novas normas contabilísticas, cuja adopção se tornou obrigatória este ano.
As receitas consolidadas elevaram-se a 275,4 milhões de euros, o que representou um acréscimo de apenas 0,3 por cento, beneficiando da consolidação da empresa Nutrend - que a Brisa comprou no início deste ano - e que originou uma receita adicional de 4,5 milhões de euros.
As contas da Brisa não incluem a consolidação da BCI - Brisa conservação de Infra-estruturas devido ao processo em curso de integração da mesma na Efacec Serviços de Manutenção e Assistência.
As receitas de portagens pesaram nas receitas totais ao caírem 2,6 por cento para 244 milhões de euros. Este indicador está em sintonia com o tráfego médio diário nas estradas geridas pela concessionária, que caiu 3,8 por cento para 21.781 veículos, espelhando "a situação económica difícil em Portugal, já que existe uma forte relação entre o crescimento do Produto Interno Bruto e o crescimento de tráfego", explica a concessionária.
Verificou-se uma redução das receitas nas classes de veículos comerciais e pesados, tendo a classe 1 registado um crescimento de 1,1 por cento.