Base das Lajes em alerta depois do lançamento do vaivém Discovery
Um comunicado do comando militar português adianta que "estão identificados no mundo mais de três dezenas de locais para aterragens de emergência, mas as Lajes assumem-se como uma das principais alternativas devido à extensão superior a três quilómetros da sua pista principal".
Estão em curso os últimos preparativos para o lançamento do primeiro voo da agência espacial norte-americana após o acidente do Columbia, em 2003.
Durante o período em que a base estiver em alerta será mantido um corredor aéreo específico para o Discovery, em caso de aterragem de emergência, e o aeroporto que serve a ilha de Terceira não receberá voos.
De acordo com os responsáveis militares, estarão em alerta equipas mistas de portugueses e norte-americanos de controladores aéreos, assistência e socorro, médicos, comunicações, comando e de busca e salvamento.
A esquadra portuguesa 711 - Albatrozes, equipada com aeronaves Aviocar e helicópteros Puma está de prevenção, se os tripulantes abandonarem a nave em pleno voo se caírem ao mar.
Os militares portugueses e norte-americanos da Base das Lajes executam regularmente exercícios de treino para estas situações, o último dos quais decorreu em Fevereiro, com resultados considerados positivos em todos os planos, nomeadamente nas comunicações, assistência, socorro, busca e salvamento.