Chamas ameaçam casas no concelho do Fundão
A aldeia está a ser ameaçada pelo incêndio que deflagrou quarta-feira no concelho de Seia e que desde então alastrou aos concelhos da Covilhã, Fundão, Arganil e Pampilhosa da Serra.
Segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), o fogo chegou a estar circunscrito esta manhã, junto à vila de Silvares (Fundão), mas a situação descontrolou-se durante a tarde, surpreendendo a aldeia vizinha de Lavacolhos.
Segundo Carlos Martinho, vice-presidente da câmara do Fundão, várias habitações daquela aldeia "estão a ser ameaçadas pelas chamas", encontrando-se a "poucos metros de distância", depois duas casas desabitadas terem sido destruídas.
Segundo o SNBPC, ao final da tarde encontravam-se 119 bombeiros na zona de Silvares, apoiados por 23 viaturas de combate a incêndios e uma aeronave.
Ao todo, nove incêndios estavam por circunscrever, cerca das 19h30, nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Aveiro, Bragança, Porto e Viana do Castelo.
As situações que envolvem mais meios são as que lavram na zona centro, permanecendo 278 bombeiros, apoiados por 83 viaturas e oito aeronaves na zona de Piódão (Arganil), enquanto na zona de Pedras Lavradas (Covilhã) estão 83 bombeiros, apoiados por três aeronaves.