Câmara de Leiria estuda criação de Dias Sem Carros aos fins-de-semana

Foto
O evento foi uma forma de testar a cidade para o futuro, recorrendo menos ao automóvel Fernando Veludo/PÚBLICO

Reagindo à nomeação de Leiria como a única cidade portuguesa candidata ao Prémio 2005 Semana Europeia da Mobilidade, a autarca considerou que o sucesso da iniciativa na cidade se deve às "várias parcerias" assumidas pela Câmara com várias entidades.

"Admito que tenham existido vários critérios que justificam esta nomeação", mas um dos que terá mais pesado são as "parcerias com muitas instituições" que foram feitas nas várias edições da Semana Europeia da Mobilidade, antes designada Dia Europeu Sem Carros, disse a autarca.

Além disso, "estes eventos e a organização do dia era também uma forma de testar a cidade para o futuro", recorrendo mais a transportes públicos e menos ao automóvel, acrescentou Isabel Damasceno.

Nas várias edições, verificou-se uma "adesão significativa das pessoas", pelo que a autarquia pôde "antecipar áreas de pedonalização" da zona urbana, testando os seus efeitos no quotidiano dos cidadãos.

Depois da requalificação do Rossio de Leiria, que será desenvolvida pelo Programa Polis, a autarquia está agora a ponderar fechar o trânsito nalguns fins-de-semana, criando animação para a zona, que constitui uma das principais artérias da cidade.

Os peritos que analisaram as candidaturas reconheceram "o forte empenhamento da cidade de Leiria, ao envolver diversos parceiros e desenvolver actividades no âmbito da mobilidade sustentável, do ambiente e de Caminhos Seguros para Crianças".

A autarca considerou que esta nomeação constitui o "reconhecimento de todo o esforço feito na humanização da cidade", com a progressiva eliminação das barreiras arquitectónicas e a criação de melhores condições de circulação para as pessoas com mobilidade reduzida.

O programa da Semana Europeia da Mobilidade integrou acções dirigidas à temática do transporte seguro de crianças, com a criação de equipas de rua, que sensibilizaram os pais para a necessidade de acautelar a segurança no transporte dos seus filhos".

Além disso, nessa semana, esteve em funcionamento na Praça Rodrigues Lobo uma escola de trânsito e os mais jovens foram convidados a pintar um painel gigante subordinado ao tema "Caminhos seguros para as crianças.

Além de Leiria, são concorrentes ao prémio europeu as cidades de Varna (Bulgária), Koprivnica (Croácia), Kromeriz (República Checa), Nantes (França), Kiel (Alemanha), Budapeste (Hungria), Cracóvia (Polónia), Donostia San Sebastian (País Basco, Espanha) e Glasgow (Escócia).