Já se alastrou ao concelho de Oliveira do Hospital

Incêndio em Seia obriga à evacuação de quatro povoações

No combate ao incêndio em Coice de Eira estão envolvidos 255 bombeiros
Foto
No combate ao incêndio em Coice de Eira estão envolvidos 255 bombeiros Paulo Cunha/Lusa

O incêndio que lavra no distrito da Guarda, em Coice de Eira, no concelho de Seia, levou esta tarde à evacuação de quatro povoações como medida de precaução.

De acordo com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, o incêndio levou as autoridades a optarem pela evacuação de algumas habitações de Alvouco, Pereira, Parente e Vide.

O Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda adiantou que o fogo já se propagou ao concelho vizinho de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, e que ameaça habitações. A mesma fonte indicou que o combate está a ser dificultado pelo vento forte e pela vegetação abundante na zona afectada.

No combate ao incêndio em Coice de Eira estão envolvidos 255 bombeiros, apoiados por 63 veículos e dez aeronaves.

Outros dos dois incêndios que continuam por circunscrever lavram no distrito de Braga. Um deles em Rio Douro, concelho de Cabeceiras de Basto, estando no seu combate 52 bombeiros, auxiliados por 15 veículos e quatro aeronaves. Um segundo fogo está a ser combatido em Sobreposta, concelho de Braga, por 23 bombeiros e seis viaturas.

No distrito de Coimbra, as chamas em Bonitos, concelho de Soure, obrigaram ao corte do trânsito na Auto-Estrada do Norte (A1) entre os nós de Pombal e Condeixa. No local estão 37 bombeiros, dez veículos e uma aeronave.

No distrito de Viseu estão a ser registados incêndios em três concelhos. Um deles em Vila Seca, concelho de Castro Daire, que está a ser combatido por 46 bombeiros, apoiados por dez viaturas e uma aeronave. Um segundo fogo lavra em Linhar de Pala, concelho de Mortágua. No local estão 214 bombeiros, 47 veículos e cinco aeronaves. Ainda neste distrito, em Samodões, concelho de Lamego, as chamas mobilizam no terreno 32 bombeiros e sete veículos.

Em Serra de São Neutel, no concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, as chamas continuam por circunscrever e mantêm em acção 256 bombeiros, apoiados por 73 viaturas.

Mais a sul, no distrito de Faro, a localidade de Vale de Mulher, concelho de Loulé, regista um fogo, combatido por 71 bombeiros, 18 veículos e uma aeronave.

O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil indica ainda que se encontra dominado o incêndio que lavrava no distrito de Bragança, em Felgar, concelho de Torre de Moncorvo, estão ainda no local 40 bombeiros e onze viaturas.

Em fase de rescaldo entraram os incêndios em Azinhal dos Mouros, distrito de Faro, em Póvoa de Luisianes (Viseu), em Vale Pevino (Beja) e em Luilhas (Braga).

Os incêndios no país mobilizam em acções de combate, prevenção, vigilância e rescaldo, um total de 1935 bombeiros, apoiados por 520 veículos e 30 meios aéreos.