Ministro das Finanças quer conhecer projectos antes de decidir TGV e Ota

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Campos e Cunha deu a entender que o actual traçado do comboio entre Lisboa e Porto pode ser rentabilizado sem o recurso ao TGV Paulo Ricca/PÚBLICO

Ontem à noite, na Comissão de Orçamento e Finanças, Luís Campos e Cunha salientou que os 650 milhões de euros anunciados para o investimento no novo aeroporto de Lisboa serão destinados apenas para projectos.

Por outro lado, no início deste mês, o primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou que o Governo vai avançar ainda na actual legislatura com as obras no terreno destinado ao novo aeroporto de Lisboa e do comboio de alta velocidade, prevendo um investimento público de 650 milhões de euros para o aeroporto e de 1500 milhões de euros para o comboio.

Depois das declarações de ontem do ministro das Finanças e do anúncio de José Sócrates no início do mês, ficou a dúvida sobre se a verba anunciada para o novo aeroporto vai ser utilizada apenas para os projectos ou na construção em si mesma.

Em declarações aos jornalistas, à saída da comissão parlamentar, o ministro das Finanças não esclareceu esta dúvida, preferindo reiterar a necessidade de conhecer em concreto os projectos finais do aeroporto e do comboio de alta velocidade, nomeadamente os seus financiamentos e a sua localização e traçados.

Um responsável do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, não identificado pela agência Lusa, disse que os 650 milhões de euros são "essencialmente para projectos, mas até final da legislatura haverá lugar a outros actos, como expropriações e movimentos de terra". O mesmo responsável salientou ainda que o ministro Mário Lino estará hoje na Assembleia da República, disponível para prestar quaisquer esclarecimentos.

Os membros do Governo têm-se referido sempre à construção de linhas para um comboio de alta velocidade, e não especificamente para o TGV.

O TGV pode circular a mais de 300 quilómetros/hora, mas há outros comboios que ultrapassam os 200 quilómetros/hora, como o Alfa Pendular, que opera entre Lisboa e Porto. Em algumas partes do percurso ferroviário entre estas duas cidades o Alfa Pendular já circula a mais de 220 quilómetros/hora, mas como em outras partes a velocidade tem de ser reduzida, o tempo da viagem entre Lisboa e Porto é ainda de cerca de três horas.