Zé Eduardo Unit no Parque de Serralves

Programa do Jazz no Parque prossegue com Aki Takase (dia 16) e The Julius Hemphill Sextet (dia 23)

O trio português Zé Eduardo Unit abre hoje a 14.ª edição do ciclo de concertos Jazz no Parque, na Fundação de Serralves, no Porto. Os restantes concertos acontecem nos dias 16 e 23 de Julho, respectivamente com o quinteto da pianista japonesa Aki Takase e o Julius Hemphill Sextet, liderado pelo saxofonista norte-americano Marty Ehrlich.No programa deste ano, novamente da responsabilidade de António Curvelo, mantém-se a tradição de privilegiar o jazz contemporâneo, enquadrando-o na realidade portuguesa. A escolha dos artistas recaiu, diz Curvelo, no tema "autores em busca de actores", intérpretes vanguardistas que transformam e trabalham sobre a música de autores clássicos do jazz. Por outro lado, o programador procurou trazer a Serralves grupos que nunca tenham actuado em Portugal ou no Norte do país: "Existe a preocupação de apresentar um projecto que considero de qualidade e representativo do que acontece actualmente", justifica Curvelo.
O trio liderado pelo contrabaixista Zé Eduardo, do qual fazem também parte Bruno Pedroso (bateria) e Jesus Santandreu (sax tenor), apresenta esta tarde em Serralves o projecto A Jazzar no Zeca. A obra é a adaptação de músicas de Zeca Afonso ao estilo jazz e inclui versões de canções célebres, como Cantar Alentejano, Grândola e Traz Outro Amigo também, que levaram a crítica internacional a destacar o álbum do colectivo português como um dos melhores de 2004.
O próximo sábado conta com a presença de Aki Takase, uma pianista ligada às tendências vanguardistas da música jazz. Aki Takase Plays Fats Waller é o nome do álbum que reveste de um carácter muito pessoal os temas daquele pianista e cantor americano (1904-1943), considerado por Curvelo como um dos grandes nomes do jazz clássico. Takase propõe-se, neste trabalho, confrontar o classicismo do jazz com as tendências musicais modernas.
A encerrar o ciclo de três concertos estará The Julius Hemphill Sextet. A banda dedicada à obra do saxofonista e compositor também americano Julius Hemphill (n. 1938, Texas) e liderada pelo seu discípulo Marty Ehrlich esteve já em Portugal no Jazz em Agosto de 2003, onde captou a atenção de António Curvelo - que é, aliás, o autor de algumas liner notes que acompanham o disco então gravado pelo grupo no nosso país, intitulado The Hard Blues - Live in Lisbon. O sexteto é composto inteiramente por saxofonistas: Matana Roberts, Andy Laster, Alex Harding, Andrew White e J.D. Parran, para além de Ehrlich.

Sugerir correcção