Presidente afegão considera atentados de Londres "um ataque contra toda a humanidade"

Foto
Hamid Karzai disse que o povo afegão está solitário com os londrinos Jan Sabawoon/EPA

“Este é um ataque, não contra uma cidade, não contra uma nação. Este é um ataque contra toda a humanidade”, disse o chefe de Estado, referindo que os ataques vitimaram “pessoas que pertencem a todos os países do mundo, pessoas que pertencem a todas as religiões do mundo”.

“É tempo de toda a humanidade se unir e de pará-los [aos terroristas] onde quer que eles estejam. É tempo de irmos onde as raízes do terrorismo se formam e pará-las sem excepção”, acrescentou o Presidente afegão.

Hamid Karzai referiu ainda que o povo afegão está solidário com os londrinos, porque também ele tem sentido os efeitos do terrorismo.

“Vemos o terrorismo a atingir-nos diariamente no Afeganistão”, afirmou, numa alusão à onda de violência que tem assolado o país nos últimos três meses e que já vitimou mortalmente cerca de 700 pessoas.

Os rebeldes taliban e os militantes da Al-Qaeda têm sido apontados como os responsáveis pelo clima de terror no Afeganistão, que é visto como uma tentativa de desestabilizar as eleições legislativas agendadas para Setembro.

No país encontra-se uma força internacional de segurança de 8 mil homens, liderada pela NATO, e outra de cerca de 20 mil militares norte-americanos.

Sugerir correcção
Comentar