Presidente da República inicia hoje visita ao Chile
Jorge Sampaio desloca-se ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal de Justiça e Câmara Municipal de Santiago, onde recebe as chaves da cidade.
Amanhã, o Chefe de Estado português reúne-se, em separado, com os três candidatos às eleições presidenciais de Dezembro, Joaquín Lavín e Sebastián Pinera, ambos de direita, e a socialista Michelle Bachelet.
Além das relações bilaterais, a economia vai dominar esta visita presidencial ao Chile, onde estão presentes 25 empresas portuguesas.
Está prevista a assinatura de acordos entre os dois países para evitar a dupla tributação, completando assim o quadro jurídico das relações económicas bilaterais, e um acordo para a protecção dos investimentos.
Estão igualmente previstos contactos entre as indústrias de Defesa dos dois países.
O Chile, uma das economias mais dinâmicas da região, é o terceiro mais importante parceiro comercial de Lisboa na América Latina, depois do Brasil e do México.
No plano da cooperação, deverão ser discutidas modalidades de colaboração entre os governos de Lisboa e de Santiago, no âmbito da prevenção e combate aos fogos, uma área em que os chilenos estão particularmente avançados.
No sábado, último dia da visita, Jorge Sampaio visita a casa-museu do poeta chileno e Prémio Nobel Pablo Neruda, em Isla Negra, partindo em seguida para Valparaíso, onde recebe as chaves da cidade que é património mundial.