Jorge Sampaio defende rápida conclusão do acordo UE-Mercosul

Foto
Jorge Sampaio prometeu a ajuda portuguesa na conclusão do acordo comercial entre a União Europeia e os países do Mercosul André Kosters/Lusa

"Apoiamos a rápida conclusão de um acordo de associação, justo e equilibrado, entre a União Europeia e o Mercosul. Temos agido não apenas por interesse próprio (...) mas também movidos por um sincero sentimento de proximidade para com os povos da América Latina", disse Jorge Sampaio, ao discursar no Congresso Nacional do Paraguai, no âmbito da visita oficial de um dia que efectua àquele país.

A visita de Jorge Sampaio a este país da América do Sul - descrita esta manhã pelo jornal local "ABC" como "histórica" - por ser "a primeira vez em 127 anos de relações bilaterais que um Presidente português vem ao Paraguai em visita oficial" -, começou esta manhã com um encontro no Palácio do Governo entre Jorge Sampaio e o seu homólogo paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, que trocaram condecorações.

Na ocasião foi também assinado um protocolo de cooperação entre o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, e o seu homólogo paraguaio, que prevê o intercâmbio e a cooperação entre os dois países em áreas como o combate ao "doping" desportivo.

À margem da visita oficial, Jorge Sampaio jantou ontem à noite com a comunidade portuguesa no Paraguai, que Raúl Baginski, cônsul honorário de Portugal no país, calcula em 25 a 30 pessoas.

Em Assunção, Jorge Sampaio tem ainda agendado para hoje um almoço com Nicanor Duarte Frutos e uma visita ao supremo Tribunal de Justiça, partindo depois para o Chile, onde estará em visita oficial até sábado.