Milhares de manifestantes aproximam-se da cimeira do G8

Foto
Estima-se que cerca de cinco mil activistas estejam perto de Gleneagles para tentar impedir a reunioão do G8 David Bebber/EPA

Apesar das barreiras policiais, os activistas tentam forçar a entrada no perímetro de segurança da estância de Gleneagles, onde estão os líderes dos oito países mais industrializados do mundo.

Ao som de frases de ordem como "O poder ao povo", de tambores e apitos, milhares de activistas, na sua maioria jovens, desfilaram pelas ruas da pequena localidade de quatro mil habitantes de Auchterarder, a um quilómetro de Gleneagles, em direcção ao perímetro de segurança delimitado por várias centenas de polícias.

Esta manhã, a polícia decidiu anular a manifestação por "razões de segurança", depois dos incidentes verificados desde as primeiras horas do dia. "Houve muitos problemas e vários actos de delinquência. É muito perigoso se continuarem [com a intenção de se manifestarem]. Aconselhamos as pessoas a não virem para cá", afirmou um porta-voz da polícia à AFP, referindo-se aos bloqueios de estrada realizados pelos manifestantes, bem como aos vidros partidos de várias viaturas. Pelo menos 16 pessoas foram detidas e vários polícias ficaram feridos, tendo oito deles recebido tratamento hospitalar.

O movimento G8 Alternativo considerou a decisão da polícia de impedir a manifestação um "comportamento vergonhoso", ao não permitir a milhares de pessoas o direito de realizar um protesto pacífico, insistindo que os manifestantes não foram consultados.

Centenas de polícias mantêm-se em alerta ao longo do percurso da marcha e dezenas deles delimitaram um perímetro de segurança para impedir qualquer aproximação a Gleneagles, enquanto outros agentes a cavalo e elementos das forças de intervenção permanecem no local.

À chegada ao perímetro de segurança, alguns manifestantes foram interpelados por agentes da polícia quando tentavam transpor a barreira. Houve alguns confrontos, mão não há, para já, informações sobre detenções perto de Gleneagles.

Stirling, no centro da Escócia, 22 quilómetros a sul de Gleneagles, foi o local escolhido para o acampamento de cerca de cinco mil anarquistas e protestantes anti-globalização que pretendem chegar ao local da cimeira, respondendo a um apelo do movimento G8 Alternativo.

Sugerir correcção
Comentar