Primeiro-ministro da Maurícia admite derrota nas legislativas e apresenta demissão

Foto
O resultado das legislativas ainda não foi apurado, mas tudo aponta para a derrota da coligação de Bérenger Rene Soobaroyen/EPA

O primeiro-ministro da Maurícia, Paul Bérenger, reconheceu hoje a derrota nas eleições legislativas que decorreram ontem, anunciando que irá apresentar a sua demissão amanhã de manhã numa carta enviada ao Presidente da República, Anerood Jugnauth.

"Caberá ao Presidente decidir em que momento essa demissão entra em vigor", afirmou Paul Bérenger numa conferência de imprensa transmitida em directo pela rádio pública, onde avançou ainda que o líder da oposição, Navin Ramgoolam, deverá formar um novo Governo em breve. Ramgoolam ocupou já o cargo de primeiro-ministro entre 1995 e 2000.

"É a democracia e aceito o veredicto do eleitorado", garantiu Bérenger, quando a contagem dos votos das eleições de ontem apontam para que a Aliança Social (oposição) consiga a maioria dos 62 assentos parlamentares.

Navin Ramgoolam, de 57 anos, médico e advogado, filho do primeiro chefe de Governo pós-independência, enfrenta fortes desafios na chefia do Governo: uma inflação crescente, desemprego e ameaças às indústrias do açúcar e têxteis da ilha que tem conseguido uma prosperidade relativa, quando comparada com o resto dos países africanos.

“Penso que vencemos com 40 assentos parlamentares”, disse à Reuters Xavier-Luc Duval, líder de um dos partidos que formam a Aliança Social de Ramgoolam.

De acordo com um elemento da comissão eleitoral, os resultados das legislativas de ontem ainda não foram apurados, mas estima-se que a oposição conquiste35 dos 62 deputados que formam o Parlamento da Maurícia.

A televisão pública avançou que a oposição já tem 18 deputados contra 12 do Governo.

Sugerir correcção
Comentar