Carta de Pêro Vaz de Caminha é Memória do Mundo pela UNESCO

Foto
O manuscrito de Pêro Vaz de Caminha BN

O Registo da Memória do Mundo da UNESCO - programa de reconhecimento internacional criado em 1997 para arquivo de colecções documentais com relevo histórico - incluiu este ano mais 29 inscrições de 24 países (ascendendo assim a 120 o número total de registos), entre os quais Portugal está representado com a carta de Pêro Vaz de Caminha sobre o achamento do Brasil (século XVI).

A França registou este ano três testemunhos (entre eles estão os filmes Lumière); a Suécia e a Áustria inscreveram dois; e Alemanha, Hungria, Ucrânia, Sérvia e Montenegro, Noruega, Reino Unido e Itália são os outros países da Europa cujas colecções de arquivos e bibliotecas foram registadas como legado documental para o Mundo.

A lista deste ano inclui ainda os manuscritos da Idade Média sobre Medicina e Farmácia do Azerbaijão; os testemunhos documentais, denominados Arquivos Negros e Escravos, sobre o esclavagismo na Colômbia, e o alfabeto fenício no Líbano. Para além dos registos, o Comité Consultivo atribuiu o primeiro prémio UNESCO/ Jikji Memória do Mundo à Biblioteca Nacional da República Checa, no valor de 24 mil euros.

Sugerir correcção
Comentar