Tyson anuncia o fim da carreira

O ex-campeão mundial de pesos pesados sofreu a sexta derrota. Agora, admite tornar-se "missionário"

Batido pela sexta vez na sua carreira, o americano Mike Tyson, que faz 39 anos este mês, anunciou, anteontem, em Washington, o fim do seu percurso como pugilista. O ex-campeão mundial de pesados tinha acabado o seu combate com o desconhecido irlandês Kevin McBride e as coisas não lhe correram nada bem. Após o sexto assalto, quando já eram visíveis as suas dificuldades físicas, retirou-se do combate, abatido. Derrotado. "Desta vez, acabou. Já não tenho estômago para combater. Não quero faltar ao respeito ao desporto que amo", declarou o antes temido e respeitado "Iron Mike", alcunha que, nos tempos áureos, ostentava por causa dos seus poderosos punhos.Na conferência de imprensa posterior, Tyson confirmou que se retirava do boxe: "Já não consigo mentir mais. Não quero embaraçar mais este desporto. É simplesmente o meu fim. É assim, acabou", reafirmou. Com o abandono no MCI Center de Washington, esgotado por mais de 15.000 espectadores, Tyson averbou a segunda derrota consecutiva numa carreira profissional - iniciada 19 anos atrás - em que conseguiu 50 vitórias, 44 das quais por KO, e seis derrotas, três deles nos últimos quatro combates.
Mas será que este anúncio é mesmo para levar a sério? A história do boxe regista vários regressos. Por orgulho, tédio ou falta de dinheiro, muitos pugilistas voltaram a calçar as luvas, como Sugar Ray Leonard e George Foreman, este com êxito. Dinheiro é o grande problema de Tyson e por ele, nos últimos anos, deu o dito por não dito em várias ocasiões e voltou a expor-se aos golpes alheios. Por exemplo, para liquidar as suas dívidas, estimadas em 20 milhões de dólares, metade das quais ao fisco americano.
Em 1999, Tyson voltou depois de dois anos de castigo por ter mordido uma orelha de Evander Holyfield, outro ex-campeão, e desde então as suas aparições têm sido mínimas. Basta dizer que só disputou um combate por ano desde 2003, quando declarou falência. Desta vez, Tyson, que foi o mais jovem campeão do mundo dos pesos pesados, levou para casa seis milhões de dólares (4,95 milhões de euros), mas este dinheiro será para pagar aos seus credores, a uma ex-mulher, ao fisco... McBride, que obteve a sua 33.ª vitória, 28.ª por KO, numa carreira em que regista ainda quatro derrotas e um combate nulo, recebeu apenas 123.675 euros, apesar de ter ganho o combate.
Tyson retirou-se sem honra nem glória. No final do sexto assalto do combate com McBride, um quase desconhecido, fez tudo para acertar no seu opositor, mas, não obtendo sucesso, partiu para uma tentativa desesperada. Deu uma cabeçada na testa do adversário, deixando-o tonto e provocando-lhe um corte junto ao olho esquerdo. "Estava desesperado. Queria vencer", alegou. Mas nem esse golpe baixo lhe valeu e quando terminou o assalto mal conseguia andar. Sentou-se num canto do rinque, vencido. "Senti-me como se tivesse 120 anos", confessou Tyson.
Agora? "Quero fazer qualquer coisa para ajudar o meu próximo, quero tornar-me útil. Vou ver se posso trabalhar como missionário", respondeu ele, pai de seis filhos de três mulheres diferentes.

Sugerir correcção