Tapetes de Arraiolos enchem centro histórico da vila alentejana

Foto
Os tapetes de Arraiolos são uma das expressões mais genuínas do artesanato regional português DR

Os tapetes de Arraiolos vão ser a atracção turística desta vila alentejana a partir de sexta-feira e até ao próximo dia 12, com vários exemplos da genuína tapeçaria local expostos nas ruas, praças e janelas do centro histórico.

A iniciativa "O Tapete está na Rua" tem início na sexta-feira à tarde, contando ainda com teatro e colóquios. A festa deste ano na vila alentejana, a cargo do município local, abrange também as comemorações dos 700 anos da edificação do Castelo de Arraiolos, com recriações históricas, desfiles e torneios medievais.

A mostra de tapetes nas ruas do centro histórico da vila, que ficará interdito ao trânsito, arranca sexta-feira à tarde também com a inauguração de exposições, uma feira do livro e um cortejo, que terá a participação dos alunos locais.

Os tapetes de Arraiolos, cuja referência escrita mais antiga conhecida remonta ao ano de 1598, são uma das expressões mais genuínas do artesanato regional português, constituem a grande atracção turística e são uma das principais actividades económicas do concelho alentejano.

Arte secular e imagem de marca da vila alentejana que os viu nascer, os autênticos tapetes de Arraiolos têm vindo a ser confrontados, nos últimos anos, com falsificações a preços muito mais baixos, originárias de países como a China, o Brasil ou as Filipinas. Como forma de combater as falsificações, está prevista a instalação de uma entidade certificadora que garanta a autenticidade e qualidade dos tapetes.Trata-se do Centro para a Promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos, cuja comissão instaladora integra representantes da autarquia, associações de produtores e dos Ministérios da Cultura, da Economia e da Segurança Social e do Trabalho.

Em paralelo com o processo da entidade certificadora, o município local projecta a criação de um Museu do Tapete de Arraiolos.

Sugerir correcção
Comentar