Trabalho na área da genética molecular

Investigadores da Universidade do Porto distinguidos com Prémio LabMed 2004

A investigação na área da genética molecular abre perspectivas para o conhecimento da doença dos pezinhos
Foto
A investigação na área da genética molecular abre perspectivas para o conhecimento da doença dos pezinhos Nelson Garrido/PÚBLICO

O Prémio LabMed 2004 foi atribuído a investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, ambos da Universidade do Porto, por um trabalho que poderá avançar novas informações sobre a doença vulgarmente conhecida como "doença dos pezinhos".

De acordo com o professor Pina Cabral, representante do LabMed e membro do júri, a investigação na área da genética molecular "abre boas perspectivas para o conhecimento da Paramiloidose familiar-tipo Corino de Andrade", vulgarmente conhecida como "doença dos pezinhos".

A equipa de investigadores é constituída por Mónica Mendes Sousa, José Barbas do Amaral, António Magalhães e Maria João Saraiva. A sua investigação foi publicada em Janeiro deste ano no "The FASEB Jornal", publicação científica da Federation of American Societies for Experimental Biology.

Destinado a galardoar anualmente os melhores trabalhos científicos nacionais sobre medicina laboratorial, o prémio (no valor de onze mil euros), instituído pelos laboratórios com o mesmo nome, vai já na sétima edição. Este ano foram ainda entregues duas menções honrosas, no valor de 2500 e 1500 euros.