Emprego e economia na agenda do Conselho de Ministros em Amares

Foto
José Sócrates João Abreu Miranda/Lusa

Fonte do gabinete do primeiro-ministro disse que as medidas serão depois apresentadas publicamente em Famalicão, no Centro das Indústrias Têxteis e do Vestuário em Portugal, pelo chefe do Governo, assim como pelos ministros da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva.

O "pacote" de medidas é aprovado um dia depois de a central sindical UGT ter pedido ao primeiro-ministro, José Sócrates, uma aposta "clara e definitiva" na qualificação dos desempregados do Norte (40 por cento do total nacional) e medidas preventivas para travar o fecho de empresas problemáticas.

Também durante o dia de hoje, o primeiro-ministro visita em Famalicão o centro tecnológico da cidade e a Fábrica Irmãos Vila Nova - Salsa -, marca que tem mais de 30 lojas em Portugal, mas também em Espanha e no Qatar.

"Com esta visita, o primeiro-ministro pretende dar um sinal de que a via para as empresas portuguesas passa pela modernização dos processos produtivos, pela criação de marcas próprias e pela aquisição de uma capacidade de exportação", referiu à agência Lusa fonte do Executivo.

Ainda hoje, o primeiro-ministro terá um almoço em Guimarães com representantes da Associação Empresarial para a Inovação (COTEC) e visitará o centro histórico da cidade e a empresa "Primavera Software".

Fechando dois dias de presença do executivo no Minho, no âmbito da iniciativa "Braga - Governo presente", o primeiro-ministro recebe parceiros sociais, no Governo Civil de Braga.

Ontem, o primeiro-ministro presidiu no Gerês ao lançamento de um programa para colocar dois mil jovens a vigiar as florestas portuguesas.