Jovem português deverá ser julgado amanhã no Dubai
"Há suspeitas que seja julgado sábado, primeiro dia da semana no Dubai, mas ainda não há certeza", afirmou Cândido Ferreira, adiantando que o seu filho não tem advogado.
Também o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Carneiro Jacinto, afirmou que "tem indicações do embaixador de Portugal em Riad", Arábia Saudita, de que o julgamento de Ivo Ferreira será amanhã. Quanto à falta de um advogado de defesa para o cidadão português, Carneiro Jacinto explicou que no Dubai não há causídicos presentes nos julgamentos e estes falam directamente com o procurador a quem é distribuído o processo.
Sem avançar mais informações sobre o caso do jovem de 29 anos, o porta-voz do ministério sublinhou que "o Governo português está a prestar todo o apoio e a acompanhar o processo".
Continua ainda sem resposta o pedido de clemência para Ivo Ferreira enviado ontem às autoridades do Dubai.
De acordo com o pai de Ivo Ferreira, o jovem soube hoje do pedido de clemência feito por Portugal, estando "na expectativa e inquieto" sobre o desenrolar do processo.
A situação do cineasta português mereceu a atenção do Bloco de Esquerda e do PCP que hoje entregaram na Assembleia da República requerimentos a questionar o Governo sobre a sua acção neste caso.
O Bloco de Esquerda denunciou "a incapacidade" da diplomacia portuguesa para resolver a situação do português, enquanto o PCP quer saber quais "as medidas imediatas" que o Governo vai tomar para garantir "todos os direitos e os indispensáveis apoios" ao português detido.
Também no Parlamento, no final do debate mensal com o primeiro- ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, recusou prestar declarações aos jornalistas sobre este assunto.
O cineasta Ivo Ferreira, de 29 anos, está na cadeia de uma esquadra no Dubai desde 5 de Abril, após ter sido detido na sequência de uma denúncia feita pela ex-namorada do amigo com quem partilhava o apartamento, onde foi encontrado o resto de um cigarro de haxixe.