Sócrates "surpreendido" com adiamento das dívidas dos clubes

Foto
José Sócrates criticou o anterior ministro das Finanças, Bagão Félix, que "apregoava o rigor" e que cedeu no caso "Totonegócio" João Relvas/Lusa

"Fui surpreendido por essa notícia, assim como todo o país", comentou José Sócrates no final do seu primeiro debate mensal no Parlamento como primeiro-ministro, adiantando que o Ministério das Finanças está a "analisar a situação".

Hoje, o PÚBLICO noticia que o ex-secretário de Estado Orlando Caliço e o actual director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, validaram um despacho de um responsável pela justiça tributária que prevê o adiamento até 2010 de qualquer exigência aos clubes de futebol pelo incumprimento do chamado "Totonegócio".

Esse despacho foi validado pelo anterior Ministério das Finanças uma semana antes de o actual Governo socialista ter tomado posse.

Em resposta, o primeiro-ministro criticou a postura do anterior Executivo PSD/CDS-PP, em particular do anterior ministro das Finanças, Bagão Félix, que "apregoava o rigor, enquanto o seus secretários de Estado faziam despachos desses".

José Sócrates disse ter saído "satisfeito" do debate mensal na Assembleia da República, mas recusou-se a comentá-lo. "Não vou ser juiz em causa própria", justificou.

Sugerir correcção
Comentar