Câmara do Porto e Sociedade de Reabilitação Urbana criam Loja da Reabilitação
"Será uma espécie de Loja do Cidadão vocacionada para explicar tudo o que é preciso fazer" na área da reabilitação urbana, explicou Arlindo Cunha, presidente da SRU. O espaço entrará em funcionamento dentro de poucos meses e ficará localizado na zona histórica do Porto.
O responsável pela SRU, que falava numa conferência no Palácio da Bonjóia, referiu que esta sociedade visa funcionar como "facilitadora dos investidores", tendo mesmo tudo preparado para apoiar o investidor quarteirão a quarteirão.
Arlindo Cunha explanou na conferência os princípios do "masterplan" que tem apresentado aos agentes da cidade, com os princípios estratégicos de intervenção definidos para cada uma das zonas de intervenção da SRU.
A mobilidade na cidade "vai sofrer um grande impulso", salientou, e o saneamento "é uma das questões mais preocupantes".
Confrontado com posições antagónicas sobre o que fazer com os edifícios antigos das zonas abrangidas - demoli-los ou preservá-los - Arlindo Cunha considerou que a questão deve ser abordada "sem fundamentalismos" mas dentro de uma lógica em que, dando toda a comodidade ao interior dos espaços, as suas fachadas devem ser preservadas sempre que possível.
"Mas haverá inevitavelmente demolições pontuais, de edifícios em ruínas ou em locais onde seja necessário instalar equipamentos públicos, como praças ou parques de estacionamento", acrescentou.