Indicador do clima económico melhorou em Abril

Foto
PUBLICO.PT

O inquérito às empresas e aos consumidores, da Direcção-Geral para os Assuntos Económicos e Financeiros (Dgecfin) da Comissão Europeia, refere que o indicador registou em Portugal um comportamento contrário ao da União Europeia e ao da Zona Euro, onde o clima económico se degradou em Abril pelo terceiro mês consecutivo.

A melhoria do clima económico português em Abril explica-se pela recuperação da confiança da indústria, com o indicador a ficar em menos seis por cento (subida de quatro pontos percentuais) e uma ligeira melhoria do indicador de confiança dos consumidores (menos 30 por cento, um ponto acima do valor registado em Março).

Em contrapartida, o indicador de confiança deteriorou-se significativamente na construção e obras públicas, descendo para menos 39 por cento, cinco pontos percentuais abaixo do valor em Março.

A degradação do sentimento dos empresários deste sector pode estar associada ao facto de o défice público em 2004 ter ficado próximo dos cinco por cento do Produto Interno Bruto, situação que limita a acção do actual Governo em matéria de novos projectos de infra-estruturas, que são as que trazem grandes ganhos às empresas do sector da construção e obras públicas.

O indicador de confiança do comércio a retalho manteve-se estável em Abril, em menos sete por cento, assim como nos serviços, em menos três por cento.

Na Zona Euro o indicador de clima económico baixou um ponto em Abril, para 96,5 pontos, devido a uma redução da confiança na indústria, construção e serviços e dos consumidores, apenas contrariada por uma melhoria do comércio a retalho.

Na União Europeia o indicador de clima económico diminuiu 1,7 pontos, para 98 pontos, devido à deterioração da confiança na indústria e serviços e dos consumidores, enquanto no comércio a retalho e na construção o indicador de confiança estabilizou em nível idêntico ao de Março.