Governo quer melhorar informação sobre condições das estradas
De acordo com um comunicado do Governo, a resolução tem como objectivo a promoção de um protocolo entre o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, a Portugal Telecom e a empresa Estradas de Portugal.
O programa - denominado "Estrada Livre" - visa fomentar a participação dos cidadãos, tendo como objectivo reforçar a monitorização, modernização e fiscalização da reparação das estradas nacionais e regionais e combater a sinistralidade rodoviária, refere a Lusa.
De acordo com o Executivo, o programa terá duas fases para a sua concretização, arrancando a primeira no próximo dia 1 (domingo), "em simultâneo com a assinatura do protocolo" entre as entidades envolvidas no projecto.
Nessa primeira fase, segundo o mesmo documento do Governo, será lançado um número de telefone único para alerta de danos nas estradas em todo o território nacional - uma comunicação que terá um custo para o utente equivalente ao de "uma chamada local".
Na segunda fase, com início até ao final de Junho, vai surgir o portal na Internet "Estrada Livre", sendo um sítio "único para a informação dos cidadãos quanto ao tráfego, acidentes, alternativas de percursos, normas e legislação".