Governo açoriano anuncia cinco milhões de euros para nova escola em Rabo de Peixe

Foto
A vila piscatória é uma das localidades dos Açores que apresenta maiores problemas sociais DR

"Até final do mês estaremos, muito provavelmente, em condições de lançar o concurso de empreitada da construção da nova escola básica e jardim-de-infância de Rabo de Peixe", adiantou Carlos César, que falava na inauguração do cine-teatro da localidade, agora transformado num espaço multiusos.

O executivo dos Açores está ainda a estudar a construção de mais um bloco de 20 salas de aula para o primeiro ciclo para atenuar a degradação das duas escolas da vila, devido à "falta de manutenção”.

O presidente do governo alertou que o projecto "Velhos Guetos, Novas Centralidades", que prevê investimentos de cerca de 20 milhões de euros financiados pelos fundos EFTA, "não teve em linha de conta o real estado dos referidos edifícios" e, apenas, disponibilizou 500 mil euros para a sua recuperação.

Carlos César salientou que os investimentos do governo na vila piscatória, uma das localidades dos Açores que apresenta maiores problemas sociais, fazem com que "Rabo de Peixe já não seja a terra de pobreza e desigualdades".

Num investimento de 1,5 milhões de euros, o cine-teatro Miramar reabriu hoje transformado num espaço multiusos, que acolhe uma biblioteca e ludoteca infantil, clube de informática e um núcleo de empresas artesanais. Além disso, vai disponibilizar à população exibições de cinema regulares e produções previstas na programação do Teatro Micaelense, entidade que vai gerir o novo espaço.

O programa comemorativo na localidade incluiu ainda a entrega de casas a famílias carenciadas, um projecto da responsabilidade da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Sugerir correcção
Comentar