José Sócrates convida Papa Bento XVI a visitar Portugal

Foto
José Sócrates acompanhou a cerimónia de entronização do novo Papa no Vaticano Bartlomiej Zborowski/EPA

"Transmiti ao Papa o que parece ser o sentimento nacional de que os portugueses gostariam de ver este Papa muito brevemente em Portugal", disse José Sócrates, em declarações aos jornalistas na embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

"O anterior Papa visitou-nos várias vezes e com certeza esse espírito de ligação a Fátima e a Portugal haverá também neste Papa".

O chefe do Governo português afirmou ter gostado da homilia proferida hoje por Bento XVI, em particular por esta sublinhar a vontade de manter a abertura da Igreja, fomentar o diálogo ecuménico e reafirmar a importância da acção social da Igreja.

Para José Sócrates, as primeiras declarações do novo Papa indiciam, igualmente, que Bento XVI pretende dar continuidade às acções e direcção do pontificado de João Paulo II, um aspecto "muito positivo".

"O que se nota nas primeiras acções deste novo Papa vai no sentido de se inspirar nos exemplos de João Paulo II no diálogo entre religiões e na importância da doutrina social", disse ainda.

José Sócrates conversou durante alguns minutos, em pé, com Bento XVI, cuja cerimónia de entronização o primeiro-ministro acompanhou ao lado de seu homólogo italiano, Sílvio Berlusconi, e do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Mais de 130 delegações oficiais acompanharam a cerimónia, que durou cerca de duas horas.