D. João III, Coimbra A via do rei mandrião

Outrora espaço pacato e resguardado de movimento, com uma parte exclusivamente pedonal, esta rua veio a sofrer grandes alterações no presente, com a inauguração do maior centro comercial da cidade - o Dolce Vita. Durante a construção desta estrutura, em frente à rua, esteve instalado um gigante estaleiro de obras, facto que transformou a tranquilidade do arruamento.

Apesar de, enquanto criança, demonstrar pouco interesse pelos estudos, D. João III viria a desempenhar um papel importante no desenvolvimento do ensino universitário em Portugal, sendo da sua responsabilidade, em meados do séc. XVI, a fixação definitiva da Universidade em Coimbra. Por isso, a cidade atribuiu-lhe o nome de uma rua numa zona que acolhe diversas instituições de ensino. Outrora espaço pacato e resguardado de movimento, com uma parte exclusivamente pedonal, esta artéria veio a sofrer grandes alterações no presente, com a inauguração do maior centro comercial da cidade - o Dolce Vita. Durante a construção desta estrutura, em frente à rua, esteve instalado um gigante estaleiro de obras, facto que transformou a tranquilidade do arruamento.
D. João III, o Piedoso, não foi, de todo, um monarca particularmente dotado de qualidades intelectuais, ou sequer de especial dedicação e interesse pelos estudos. Na infância, distraía-se muito mais com passatempos e brincadeiras do que com qualquer preparação intelectual. Contudo, mais tarde, viria a desempenhar um papel importante na "importação" de mestres estrangeiros de grande capacidade literária e científica, transferindo também, definitivamente, a Universidade de Lisboa para Coimbra, cessando com as sucessivas deslocações da instituição de ensino. Nesta perspectiva, a cidade dos estudantes deve o epíteto tanto a D. João III como a D. Dinis. Este, contudo, tem direito a uma estátua, enquanto que D. João III apenas a uma rua.
Ressentimentos à parte, o topónimo dedicado ao monarca situa-se na zona da Solum, um bairro relativamente recente que foi crescendo, a partir da década de 60, sobre terrenos de cultivo e de arvoredo como oliveiras, vinhas e laranjeiras. Hoje, a Rua de D. João III, que parte da Praça de 25 de Abril e desemboca na Rua do General Humberto Delgado, acolhe três instituições de ensino: o Jardim-escola João de Deus, o Jardim-de-infância nº 1 de Coimbra e a Escola Superior de Educação. Em frente, encontra-se o Estádio Municipal de Coimbra e o recém-inaugurado Centro Comercial Dolce Vita, o maior da cidade.
Até há poucos anos, a D. João III era uma via tranquila, onde o maior movimento ocorria de manhã ou ao fim da tarde, quando pais deixavam ou iam buscar os filhos aos jardins-de-infância; ou, então, aos fins-de-semana, em dia de jogo. Os problemas começaram há cerca de dois anos atrás, com as obras de demolição e reconstrução do Estádio Cidade de Coimbra e com a construção do Dolce Vita. Um barulho ensurdecedor, quantidades industriais de pó e gruas gigantes pairando sobre os recreios preocupavam os pais, que esboçaram, na altura, algumas tentativas de protesto.
Hoje, com o terminar das obras, o pior já passou. No entanto, para algumas das pessoas que conheceram a Rua de D. João III tal como ela era, há alguns atrás, foi uma experiência amarga ver crescer o Dolce Vita.

Sugerir correcção