Togo: oposição denuncia fraudes em vésperas de eleições presidenciais

Foto
A coligação apelou à população para estar atenta às fraudes e ao respeito dos resultados Nic Bothma/EPA

“O sistema de fraude organizado e instalado pelo RTP”, cujo presidente Faure Gnassingbé é um dos candidatos às eleições, foi denunciado hoje em conferência de imprensa em Lomé por Yawovi Agboyibo, coordenadora da coligação que apresenta Emmanuel Bob Akitani como candidato.

“A votação de amanhã (...) não será declarada irregular mas simplesmente nula devido à gravidade da fraude que estamos a denunciar”, disse, acrescentando que é “impossível que (a votação) seja transparente”.

Agboyibo denunciou, nomeadamente, o desequilíbrio geográfico na distribuição de boletins de voto e as divergências entre o número da população e o dos eleitores.

A coligação apelou, em comunicado, “à população para votar em favor do seu candidato Emmanuel Bob Akitani, para estar atenta às fraudes e ao respeito dos resultados”.

As eleições foram organizadas depois da morte, a 5 de Fevereiro do Presidente Gnassingbé Eyadéma, que esteve no poder durante 38 anos. Um dos seus filhos, Faure Gnassingbé, concorre com Akitani e Harry Olympio, presidente do partido RSDD. O quarto candidato, Nicolas Lawson, anunciou hoje que vai retirar-se da corrida mas esta decisão é contrária ao Código Eleitoral e os votos em seu favor serão contabilizados.

Sugerir correcção
Comentar