Câmara de Monção recupera núcleo medieval da vila
Segundo a mesma fonte, a intervenção abrangerá os largos da Igreja Matriz, de Camões, da Palma, da Oliveira e do Monsenhor António Marques de Oliveira, bem como todos os arruamentos que conduzem à Praça Deu-la-Deu, Alameda General Humberto Delgado, Largo S. João de Deus e área dos Capuchos.
Serão valorizados os espaços de convívio dos referidos largos, com a inclusão de maior número de peças de mobiliário e a modernização do pavimento que, em diferentes pontos, será em cubo de granito.
A intervenção implica igualmente a melhoria das actuais infra-estruturas básicas de abastecimento de água, electricidade e escoamento de águas pluviais, promovendo-se a construção de rede de gás e de telecomunicações.
"Com o enterramento de todas as infra-estruturas pretende-se valorizar a paisagem urbana, anulando os elementos aéreos dissonantes existentes", sublinhou a fonte.
A intervenção implicará algumas alterações ao trânsito, com a limitação da circulação automóvel unicamente aos moradores, definição de vias de sentido único, supressão de parte do estacionamento e encerramento de alguns arruamentos sem saída.
"O objectivo é transformar o núcleo medieval, constituído maioritariamente por ruas estreitas, numa área destinada à circulação pedonal sem a presença perturbadora dos veículos motorizados", disse ainda.