NASA adia lançamento do vaivém Discovery de 15 para 22 de Maio

Foto
O Discovery e a sua tripulação de sete astronautas vai efectuar uma missão de 12 dias em órbita para efectuar reparações na ISS NASA

A análise dos dados provenientes dos testes efectuados pelos engenheiros não estará terminada antes do final de Abril, explicou Bill Parsons, director do programa do vaivém, em conferência de imprensa.

"Enquanto esta análise não estiver terminada, não estamos prontos", declarou. "Apesar de os resultados preliminares serem bons, devemos respeitar os nossos procedimentos", acrescentou Bill Parsons.

Se a partida do vaivém não se realizar até 22 de Maio, o lançamento terá que esperar até meados de Julho, admitiram fontes da NASA.

Trata-se do primeiro voo do vaivém depois da catástrofe do Columbia, que se desintegrou a 1 de Fevereiro de 2003 durante a reentrada na atmosfera no final de uma missão de 18 dias, causando a morte dos sete astronautas a bordo.

Os restantes três vaivéns dos Estados Unidos - Atlantis, Endeavor e Discovery - ficaram em terra e a NASA suspendeu as missões de reabastecimento e substituição de tripulações da estação orbital Alfa, como se chama à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O Discovery e a sua tripulação de sete astronautas vai efectuar uma missão de 12 dias em órbita para efectuar reparações na estação orbital internacional (ISS) e testar os novos procedimentos postos em marcha depois do acidente do Columbia.

Nos últimos dias os directores e técnicos da NASA reviram em sessões de trabalho as certificações de voo do Discovery, um trabalho que inclui modificações e ferramentas novas que aumentam a capacidade de segurança do vaivém.

Sugerir correcção
Comentar