Meteorologistas apelam à criação de planos nacionais de gestão integrada da água

Foto
A gestão integrada pode dar às populações a oportunidade de usar a água de forma eficiente Obed Zilwa/AP

"Se as águas superficiais e subterrâneas não forem geridas racionalmente, este será um recurso natural ainda mais frágil e limitado do que já é hoje", alertou Michel Jarraud, secretário-geral da OMM.

"A gestão integrada pode ajudar a reconciliar os conflitos de utilizações e dar às populações a oportunidade de usar de forma eficiente os seus recursos hídricos", acrescentou.

Jarraud lamentou que muitos países ainda não tenham programas credíveis de monitorização da água e salientou que a OMM fornece apoio à melhoria da informação disponível, nomeadamente sobre redução de riscos e prevenção de catástrofes.

A OMM está a trabalhar com outras agências das Nações Unidas, entre elas a Unesco, para criar um sistema de alerta de tsunamis para o Oceano Índico.

A 13ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável começou no dia 11 e terminará a 22 de Abril, em Nova Iorque. Hoje arrancou o segmento ministerial, sob o tema "A ligação entre Joanesburgo e a revisão da Cimeira do Milénio". O objectivo é debater a coordenação entre a Comissão para o Desenvolvimento Sustentável e a cimeira que vai rever os objectivos do Milénio, a realizar em Setembro.

Sugerir correcção
Comentar