Zacarias Moussaoui autorizado a declarar-se culpado

Foto
A 11 de Setembro morreram nos atentados 2978 pessoas, na sua maioria em Nova Iorque Stan Honda/AFP

A audiência está agendada para as 15h30 locais (18h30 em Lisboa), sendo presidida por Leonie Brinkema, que recebeu ontem os advogados de Zacarias Moussaoui para discutir a vontade expressa pelo francês, que queria declarar-se culpado de pelo menos parte das acusações de que é alvo.

Zacarias Moussaoui é nomeadamente acusado de cumplicidade nos atentados contra Nova Iorque e Washington a 11 de Setembro de 2001.

Segundo a comunicação social norte-americana, a juíza reuniu-se esta manhã com Moussaoui para determinar se o francês estaria mentalmente apto a tomar tal decisão. Os advogados de defesa estão contra a posição assumida pelo arguido.

Há três anos, Zacarias Moussaoui decidiu defender-se sozinho em tribunal, mas os advogados continuam a trabalhar no seu processo.

Moussaoui, 36 anos, foi detido no Minnesota (Norte dos EUA), por violação das leis de imigração, três semanas antes dos atentados de 11 de Setembro, numa altura em que frequentava um curso de pilotagem.

A 11 de Setembro de 2001, 19 terroristas desviaram quatro aviões comerciais - dois foram lançados contra as duas torres do World Trade Center (Nova Iorque), um outro em direcção ao Pentágono (Washington) e um quarto aparelho despenhou-se na Pensilvânia. Morreram 2978 pessoas, na sua maioria em Nova Iorque.

Sugerir correcção
Comentar