Director da Faculdade de Teologia da UCP considera Bento XVI "um Papa de transição"

Foto
O teólogo apontou que "os papas de transição às vezes surpreendem na história" Maurizio Brambatti/EPA/ANSA

"Não esperava a eleição de Ratzinger, atendendo à idade. Com 78 anos e com o estado de saúde um pouco limitado pode considerar-se que os cardeais optaram por um Papa de transição", afirmou o padre Peter Stilwell.

O teólogo admitiu, no entanto, que "os Papas de transição às vezes surpreendem na História" e lembrou Leão XIII, no século XIX, eleito também com 78 anos e que viveu até aos 100, e João XXIII que, eleito com uma idade semelhante, convocou o Concílio Vaticano II.

Peter Stilwell manifestou-se ainda surpreendido com "a rapidez desta eleição", que o levou de imediato a considerar que os "cardeais tinham escolhido alguém conhecido", suspeitando de um nome pertencente à "Cúria central".

Quanto ao nome escolhido por Joseph Ratzinger, Bento XVI, o director da Faculdade de Teologia afirmou ter "claramente uma mensagem", na medida em que "rompe com a sequência dos nomes João e Paulo, que remontam a 1958".

Bento "remonta ao grande Papa Bento XV que foi o Papa do período da Primeira Guerra Mundial, apostado na construção da paz e na recondução da Europa a um sentido de humanidade e fraternidade", concluiu.