Sampaio ouve PCP, CDS-PP, BE e "Os Verdes" sobre calendário dos referendos
Jorge Sampaio encontra-se também hoje à tarde com o primeiro-ministro, José Sócrates. O chefe de Estado já ouviu as posições do PS e PSD em audiências realizadas ontem à noite.
A agenda das audiências é preenchida com "os calendários político e constitucional" para a realização de referendos sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez e sobre o Tratado da Constituição Europeia.
Amanhã, a Assembleia da República deverá aprovar uma proposta de referendo sobre o aborto, e há em perspectiva outro referendo, sobre a Constituição Europeia, que o primeiro-ministro sugeriu realizar no mesmo dia das eleições autárquicas, em Outubro.
Nas audiências realizadas ontem, o PS afirmou não dar nenhuma prioridade a qualquer um dos referendos e recusou avançar quaisquer datas para a sua realização.
Já o PSD, representado pelo seu novo líder, Marques Mendes, deu prioridade ao referendo europeu, remetendo o referendo do aborto para o próximo ano.
Hoje, Jorge Sampaio recebe primeiro o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, às 10h00.
O líder demissionário do CDS-PP, Paulo Portas, é esperado no Palácio de Belém às 10h30, a delegação do Bloco de Esquerda às 11h00 e os Verdes às 11h30.