PS aposta em Vaz para Vila Real
No seio do PS de Vila Real, o dossier autárquicas estava mergulhado num imbróglio aparentemente de difícil resolução. E isto porque o próprio Artur Vaz, um nome visto por muitos cidadãos locais e simpatizantes do PS como o "candidato natural" à autarquia transmontana, afastou sempre liminarmente essa possibilidade. Aliás, foi para não deixar margem para dúvidas que o próprio Vaz se afastou, há cerca de um ano, da Comissão Política Concelhia do PS.
Mas, durante todo este tempo, o PS não conseguiu formar uma alternativa, embora Ricardo Magalhães, ex-secretário de Estado de António Guterres, natural de Vila Real, tenha deixado transparecer a sua disponibilidade, mas não colheu simpatias.
E quando se julgava que a solução iria recair em Carlos Almeida, eis que surge Artur Vaz. Na semana passada, após pressões do partido, o transmontano mudou inusitadamente de posição e autopropôs-se como candidato. Chega assim ao fim o longo silêncio da concelhia do PS, que deverá hoje mesmo votar favoravelmente o nome do ex-governador civil.
Artur Vaz deverá ser o principal adversário de Manuel Martins, que lidera o executivo camarário há 12 anos e cuja recandidatura é dada como certa. Artur Vaz nasceu há 56 anos em Pinelo (Vimioso) e reside em Vila Real desde 1984. Foi presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião entre 1985 e Novembro de 1995, altura em que foi nomeado governador civil. É militante do PS desde 1979 e desde o início de 2003 que é administrador da inspectora de gás com sede em Vila Real, Plurinspec.