Ourém suspende obras durante grandes peregrinações ao Santuário de Fátima

Foto
Os peregrinos deslocam-se a Fátima sobretudo aos fins-de-semana Paulo Cunha/Lusa

De acordo a autarquia, os empreiteiros que vão realizar as obras de reparação de estradas e de saneamento nalgumas das vias de acesso à cidade de Fátima foram já sensibilizados para este problema e para a necessidade de minimizar as consequências para os peregrinos.

"No que toca às obras em curso, todas as entidades que tenham, na altura dos picos previsíveis de afluência, obras em curso vão proceder à sua paragem e vedação", refere a autarquia.

Em paralelo, a Câmara obteve garantias por parte da EDP de que estarão montados "dispositivos de prevenção" para "alguma eventualidade que possa surgir devido ao maior consumo eléctrico" durante esses dias.

No que diz respeito às comunicações, a Portugal Telecom "vai colocar diversas cabines móveis em diversos pontos, minimizando assim eventuais filas que naturalmente se formariam" e a recolha dos resíduos urbanos será feita em "horas de baixo fluxo de transeuntes".

Além dos dias 13 de Maio, Agosto e Outubro, a autarquia vai estender estas medidas de prevenção ao 13 de Junho, visto tratar-se de uma segunda-feira logo após um fim-de-semana prolongado.

David Catarino, presidente da Câmara de Ourém, recordou que a maior parte dos peregrinos opta por vir aos fins-de-semana e não nas datas das peregrinações internacionais, facilitando as acções de prevenção das autoridades.

"O facto de os picos de afluência se estarem a diluir para o resto do ano dá-nos possibilidade de oferecer melhores condições a todos", considerou.

No plano da protecção civil, os "bombeiros de Fátima prevêem ter a postos cerca de 150 efectivos" apoiados por 44 viaturas e uma "uma tenda de campanha para apoio médico", acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar