Vaticano encerra algumas áreas turísticas a partir de segunda-feira
"Enquanto durar o conclave, os turistas não poderão aceder à cúpula da Basílica de São Pedro, nem aos jardins do Vaticano", anunciou hoje o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, em conferência de imprensa.
"O primeiro conclave do terceiro milénio comecerá segunda-feira a partir das 16h30 [15h30 em Portugal] e terminará com a eleição do 265º papa da história da Igreja católica", precisou o responsável.
Os cardeais que escolherão o futuro Sumo Pontífice vão ficar recolhidos na Capela Sistina, um dos tesouros do Vaticano, declarada zona interdita.
Estão convocados para o conclave todos os príncipes da Igreja que não tenham completado 80 anos até à morte de João Paulo II. Dos 183 cardeais existentes, 117 estão nestas condições, mas só 115 vão participar na eleição porque dois, o filipino Jaime Sin e o mexicano Adolfo Rivera, não puderam deslocar-se a Roma por motivos de saúde.
"Os peregrinos poderão visitar o túmulo de João Paulo II nos horários de abertura das grutas vaticanas", que formam a cripta situada sob a Basílica de São Pedro, sublinhou, porém, Joaquin Navarro-Valls.
Na basílica estão sepultados 62 Papas, duas rainhas e um imperador. A austeridade da última morada de João Paulo II, que faleceu no dia 2 de Abril, aos 84 anos e após um pontificado de mais de 26 anos, contrasta com a magnificência dos sarcófagos de alguns predecessores, como o do Papa Pio XI.