Seca extrema e severa atinge 80 por cento do território português

Foto
A falta de chuva nas últimas semanas agravou a situação de seca no país Paulo Novais/Lusa

"Nesta primeira quinzena de Abril regressámos aos 80 por cento de seca extrema ou severa que tínhamos nos primeiros 15 dias de Março. Esta seca está a ser pior do que a de 1981 [a mais grave dos últimos 25 anos]", afirmou à Lusa o presidente do Instituto de Meteorologia, Adérito Serrão.

O relatório do Instituto de Meteorologia sobre a situação climatérica do país nos primeiros 15 dias de Abril indica que 56 por cento de Portugal está em situação de seca extrema (classe mais intensa) e 24 por cento em seca severa.

Em relação à última quinzena de Março, a situação agravou-se, uma vez que nessa altura a seca extrema atingia 24 por cento do território e a severa 28 por cento.

A situação de seca fraca não é registada em nenhum local do país, enquanto no final de Março ainda se registava em cerca de 26 por cento do território.

O relatório adianta que a primeira quinzena de Abril continuou a caracterizar-se por valores baixos da quantidade de precipitação, em particular nas regiões centro e sul.

A chuva acumulada entre 1 de Outubro passado e hoje indica que, em relação ao valor médio de 1961-1990, os valores são inferiores em 65 por cento à média de todo o território e menos 40 por cento em grande parte da região sul.

Segundo Adérito Serrão, uma análise a todas as épocas de secas do século XX permitem verificar que a falta de chuva tem vindo a ser mais frequente desde os anos 80 e, em especial, desde a década de 1990.

O relatório refere ainda que, segundo o Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, as previsões para o trimestre de Abril, Maio e Junho indicam que "há tendência para a precipitação ser inferior ao normal nas regiões do sul".

Em relação à temperatura, a tendência indica que a média será inferior à normal nas regiões costeiras e será superior à habitual nas regiões do interior.

O relatório será apresentado à Comissão para a Seca 2005, criada em 31 de Março pelo Conselho de Ministros, e que se reúne hoje pela primeira vez.