Autárquicas: José Sócrates e Jerónimo de Sousa discutem coligação em Lisboa

Foto
Jorge Coelho afirmou recentemente que uma coligação de esquerda na capital terá que incluir o Bloco de Esquerda PÚBLICO

O encontro, pedido pelo PCP no início de Março, realiza-se na sede do PS, em Lisboa, e destina-se a avaliar as possibilidades de se reeditar o acordo entre os dois partidos, que desde 1989 concorrem às autárquicas coligados.

O coordenador da comissão permanente do PS, Jorge Coelho, afirmou que uma coligação de esquerda na capital terá que incluir o Bloco de Esquerda, partido que ainda não esclareceu se pretende participar num eventual acordo.

O PS já apresentou o seu cabeça de lista à Câmara Municipal de Lisboa, que é o deputado Manuel Maria Carrilho. O PCP apresentará candidatos próprios à Câmara e à Assembleia Municipal de Lisboa na próxima terça-feira, dia 19.

O anúncio da apresentação de candidatos próprios à autarquia "não é incompatível" nem "cria qualquer problema" à formação da coligação eleitoral com o PS, assegurou o responsável do PCP/Lisboa, Carlos Chaparro, em declarações à Lusa.

O dirigente comunista afirmou que se houver acordo, "o cabeça de lista que o PS já anunciou [Manuel Maria Carrilho] será o cabeça de lista da coligação".

Liderada por Jerónimo de Sousa, a delegação do PCP ao encontro de hoje com o PS integrará Rosa Rabiais, da comissão política e responsável pelo distrito de Lisboa, e Carlos Chaparro, da organização concelhia.

Do lado do PS, além do secretário-geral, José Sócrates, participam o coordenador da comissão permanente do partido, Jorge Coelho, e o secretário nacional para a organização, Marcos Perestrelo.