Novo Governo libanês deverá ser anunciado hoje
O líder da oposição drusa voltou a rejeitar ontem qualquer adiamento das eleições, previstas para o final de Maio, quando o actual Parlamento cessar funções. "Peço à oposição que se reúna e desenvolva um programa; não é suficiente chegar às eleições e votar. Devemos ter respostas claras e ambiciosas para o que vem a seguir", disse Walid Jumblatt em conferência de imprensa.
Espera-se que Karamé apresente hoje o novo Executivo, apesar de a inexistência de uma nova lei eleitoral tornar quase inevitável o adiamento da data das eleições. Karamé, nomeado pelo Parlamento dias depois da demissão de 28 de Fevereiro, fracassou nos seus esforços para formar um Governo de união nacional.
A irmã do ex-primeiro-ministro libanês Rafiq Hariri, a deputada Bahia Hariri, conseguiu juntar ontem milhares de pessoas no centro de Beirute para "dizer aos que mataram Hariri que não conseguirão assassinar o Líbano".
De acordo com relatos das agências noticiosas, os libaneses - cristãos e muçulmanos - chegaram de várias regiões do país para percorrer o centro de Beirute, formando um cordão entre a Praça Riad Solh e a Praça dos Mártires, rebaptizada pela oposição "Praça da Liberdade".
No sábado à tarde, milhares de pessoas já tinham lotado as centenas de restaurantes e esplanadas do centro, respondendo ao pedido de Bahia Hariri. A deputada apelou aos libaneses e aos turistas para devolverem o movimento à zona que o irmão renovou, deserta desde o atentado que matou outras 18 pessoas.