Santuário de Fátima fecha serviços para acompanhar funeral do Papa

Foto
Na terça-feira, os bispos portugueses reuniram-se em Fátima para homenagear João Paulo II Paulo Novais/Lusa

Apenas os serviços religiosos permanecem sem alteração, com o programa habitual das eucaristias, embora com poucos assistentes, como é visível no recinto do santuário, onde se encontram apenas grupos organizados de turistas e alguns peregrinos a rezar na Capelinha das Aparições.

A maior parte dos cerca de 150 funcionários do santuário, nomeadamente da reitoria, do serviço de atendimento e encaminhamento de peregrinos ou do serviço de estudos e difusão, concentraram-se na Casa Nossa Senhora das Dores para assistir às cerimónias religiosas em Roma, através da televisão.

No recinto, alguns peregrinos levam imagens de João Paulo II para serem benzidas, mas a afluência é pouco expressiva. Espera-se, no entanto, que o número de pessoas aumente com a eucaristia, que vai decorrer na Basílica às 12h30, logo após ao funeral.

O número de pessoas presentes no santuário é semelhante ao de um dia de semana normal, tratando-se principalmente de grupos organizados de turistas estrangeiros, que já tinham as suas viagens organizadas.

Junto ao altar principal do recinto está exposta uma fotografia do primeiro encontro de João Paulo II com a Irmã Lúcia, que faleceu no passado dia 13 de Março.

Na Capelinha das Aparições, além da imagem de Nossa Senhora, foi colocado um retrato do Papa junto à imagem da Virgem Peregrina, pintado aquando da cerimónia de consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria, em 1984.

Sugerir correcção
Comentar