Seca: ministro da Agricultura renova pedido de apoio a Bruxelas
Jaime Silva não quis revelar as soluções que irá propor à comissária europeia, mas admitiu anteriormente que irá solicitar a flexibilização de algumas medidas da Política Agrícola Comum (PAC), como a antecipação do pagamento do prémio único e a atribuição de ajudas aos agricultores na ausência de colheita devido à seca que se faz sentir em Portugal.
O ministro não afastou a ideia da criação de uma linha de crédito com juros reduzidos para fazer furos, uma sugestão dos agricultores que considerou "razoável".
Os agricultores portugueses estão esperançados na sensibilidade da comissária europeia em relação ao problema português, desejando a "luz verde" de Bruxelas a medidas como a antecipação do pagamento de prémios agrícolas.
A Comissão Europeia, através do director-geral da Agricultura, José Manuel Rodriguez, já se manifestou sensível à situação de seca em Portugal, disponibilizando-se a "fazer tudo" para ajudar a minorar os seus efeitos, mas através de medidas realistas.
Neste contexto, autorizou o adiantamento do prémio para as vacas aleitantes e do prémio especial para os bovinos machos e a utilização de pousios para a alimentação animal.