Tony Blair e Jacques Chirac no funeral de João Paulo II

Foto
O corpo de João Paulo II está em câmara ardente na Basílica de São Pedro Ettore Ferrari/EPA

O Presidente Jorge Sampaio e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, são os dois nomes confirmados da comitiva portuguesa. Os restantes elementos deverão ser anunciados em breve pelo Governo.

A Casa Branca avançou que o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vai presidir à delegação norte-americana que assistirá ao funeral de João Paulo II. Bush estará acompanhado pela sua mulher, Laura.

Também Downing Street confirmou a presença do seu chefe de Governo no funeral do Papa, pouco depois de o príncipe Carlos ter anunciado o adiamento do seu casamento com Camilla Parker de sexta-feira para sábado, para que o herdeiro da coroa britânica possa assistir às cerimónias fúnebres.

Jacques Chirac e sua mulher, Bernadette, vão também assistir ao funeral em nome dos franceses, enquanto que pelos alemães serão o chanceler Gerhard Schroeder e o Presidente Horst Koehler a representar o país.

Entre as maiores comitivas está a de Espanha, que se fará representar pelos reis Juan Carlos e Sofia, pelo chefe de Governo, José Luis Rodriguez Zapatero, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Miguel Angel Moratinos, e pelo líder da oposição espanhola e presidente do Partido Popular, Mariano Rajoy.

A Polónia, país natal de João Paulo II, terá como representantes o Presidente, Aleksander Kwasniewski, e a sua mulher; o ex-chefe de Estado Lech Walesa; e o primeiro-ministro, Marek Belka.

Pela União Europeia vão deslocar-se a Roma o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o presidente em exercício dos 25, Jean-Claude Juncker.

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, também assistirá às cerimónias fúnebres, como avançou esta tarde o seu porta-voz, Fred Eckhard.

Do Médio Oriente à América Latina e Ásia, dezenas de personalidades de Governos, casas reais e instituições são esperadas sexta-feira na derradeira despedida a João Paulo II.

O corpo de João Paulo II já se encontra na Basílica de São Pedro, onde ficará em câmara ardente nos próximos dias, até à realização do seu funeral, às 09h00 de sexta-feira.

Sugerir correcção
Comentar