PSD propõe homenagem a João Paulo na quinta-feira
Em carta enviada a Jaime Gama, o líder interino do grupo parlamentar social-democrata, Marques Guedes, propõe que o PAOD do primeiro plenário desta semana, na quinta-feira, "seja substituído por uma condigna sessão de homenagem ao Santo Padre, com intervenções de todas as bancadas e a aprovação de um voto de pesar".
Marques Guedes sugere inclusivamente que o voto de pesar seja apresentado no plenário pelo próprio presidente da Assembleia da República.
"A morte de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, toca fundo na alma nacional e deixa emocionada a esmagadora maioria dos portugueses", justifica o líder interino da bancada do PSD.
Marques Guedes refere ainda que, "além de chefe supremo da Igreja Católica, o Papa João Paulo II cultivou ao longo do seu extraordinário pontificado uma especial ligação ao país, através da devoção a Nossa Senhora de Fátima".
"Com isso se aproximou ainda mais e se identificou particularmente com milhões de crentes portugueses, que agora sentem a sua morte como a morte de um dos seus mais queridos", acrescenta.
No sábado, numa primeira reacção à morte do Papa João Paulo II, o CDS-PP anunciou que iria propor ao presidente da Assembleia da República uma sessão parlamentar especial para evocar a memória do responsável máximo da Igreja Católica.
O dirigente do CDS Telmo Correia disse à agência Lusa que o seu partido irá dirigir uma carta a Jaime Gama, solicitando que o Parlamento disponha, para lá dos três minutos habitualmente dedicados aos votos de pesar, de um período de tempo mais alargado ou mesmo uma sessão plenária especial para "evocar a memória de João Paulo II".