Autocarro leva Internet a freguesias de Castelo Branco
A iniciativa, promovida em conjunto pela Câmara de Castelo Branco e pela Fundação Portugal Telecom, vai percorrer as 25 sedes de freguesia até 10 de Maio.
O autocarro disponibilizado pela Fundação Portugal Telecom está equipado com uma sala de aula e divulgação, computadores e ligações à Internet. Em cada freguesia, os recursos podem ser utilizados livremente entre as 10h00 e as 19h00.
Para esta semana, o itinerário do autocarro inclui a sede de concelho, Alcains, Escalos de Cima, Lousa e Escalos de Baixo.
Um recente estudo do Centro de Desenvolvimento Regional (Ceder) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) concluiu que a maioria da população das freguesias rurais não tem computador nem conhecimentos de informática.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projecto "Ruraltech - Rede Europeia de Promoção das Novas Tecnologias em Espaços Rurais" e incluiu os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
As freguesias rurais, com menos de 2500 habitantes, ocupam a maioria do território do concelho de Castelo Branco e "mantêm um claro isolamento no que respeita às redes de comunicação, o que constitui um factor de risco de fractura digital", reconheceu o estudo, defendendo o desenvolvimento de "projectos que invertam esta situação".