OPEP analisa novo aumento da produção de petróleo

Foto
PUBLICO.PT

As declarações do xeque Ahmed Fahd Al Ahmed Al Sabah, ministro da Energia do Kuwait, surgem no dia em que o petróleo atingiu um novo recorde de 57,79 dólares (44,84 euros) na bolsa electrónica de Nova Iorque, porventura com o objectivo de pressionar o cartel a aumentar a oferta de crude.

Esse argumento parece, no entanto, não merecer a atenção do presidente em exercício da OPEP, que reiterou hoje exactamente o contrário: "Até agora, não há escassez [de petróleo] no mercado".

Ao mesmo tempo que proferiu estas declarações, o xeque Ahmed Fahd Al Ahmed Al Sabah mostrou abertura para o aumento da produção do cartel. "Penso que se os preços continuarem a aumentar, nós [OPEP] devemos aumentar 500 mil [barris diários]", referiu o ministro da Energia do Kuwait.

Há um mês, a organização decidiu um primeiro aumento da produção de 500 mil barris diários, deixando em aberto um novo reforço da produção, na circunstância de o mercado continuar a pressionar o preço do petróleo para valores acima dos 50 dólares (38,80 euros), como acontece hoje.

Sugerir correcção
Comentar