Segundo maior centro comercial da Madeira inaugurado terça-feira

Forum Madeira representa um investimento de 70 milhões de euros e espera a criar 3.000 postos de trabalho directos e indirectos

O Forum Madeira, o segundo maior centro comercial da ilha, abre na próxima terça-feira na zona oeste do Funchal, embora esteja por concluir a instalação de algumas lojas e da cobertura sobre o pátio interior. Este projecto da multinacional holandesa AM Development representa um investimento de 70 milhões de euros e conta com 90 lojas, 17 restaurantes, seis salas de cinema e parque de estacionamento subterrâneo para 800 veículos, tudo implantado numa área bruta de construção de 20.000 metros quadrados. Criará, segundo dos seus promotores, 1.000 postos de trabalho, directamente, e 2.000 indirectos.
O novo centro comercial assenta num conceito desenvolvido pela T&T Design, a equipa de arquitectos da AM, que concebeu, com a colaboração do atelier madeirense de João Francisco Caires. Pretende ser, segundo os seus criadores, "um espaço acolhedor", que beneficie das "excelentes condições climatéricas da ilha" e que se enquadre "perfeitamente" no meio ambiente envolvente.
O empreendimento comporta três níveis de galerias semi-cobertas, que se estruturam em torno de uma praça ao ar livre, a qual será dominada por uma torre, incorporando elementos da arquitectura da ilha, e permite a instalação das escadas rolantes que conduzem aos três pisos. A equipa responsável pelo projecto deu especial atenção à estética dos terraços da zona de restauração e aos jardins nos telhados, os quais possibilitam uma ampla vista sobre o mar.
Será gerido pela AM Management, responsável por outros espaços comerciais já instalados em Portugal, casos do Forum Aveiro, Armazéns do Chiado, Forum Algarve, Parque Mondego, Almada Forum e Forum Montijo. Anteriormente designada por Amstelland MDC, aquela empresa holandesa actua à escala europeia como promotora de centros urbanos, centros comerciais, projectos residenciais e de escritórios. Com resultados operacionais de 1,1 mil milhões de euros e um resultado líquido de 75 milhões de euros em 2003, a empresa é líder no mercado imobiliário holandês e está entre as primeiras do sector na Europa.
Actualmente, a AM desenvolve projectos na Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Portugal, Reino Unido, República Checa, Itália, Hungria, Polónia e Turquia. Todos estes projectos, de acordo com os representantes da empresa, são desenhados de acordo com os diferentes estilos de vida de cada país, respeitando e reforçando a cultura local.
Numa ilha com cerca de 250 mil habitantes, o Forum Madeira espera receber entre 4,5 e cinco milhões de visitas anuais, nomeadamente de muitos dos cerca de um milhão de turistas que todos os anos se deslocam à região. Os seus promotores esperam obter vendas globais na ordem de 45 milhões de euros no primeiro ano de funcionamento.
O Madeira Shopping, o maior centro comercial da região, registou em 2004 a entrada de cerca de seis milhões de pessoas que proporcionaram vendas no montante de 94 milhões de euros nas 111 lojas, 19 restaurantes e sete salas de cinema.
nInaugurado em 2001 nos arredores do Funchal, é gerido pela Sonae Sierra que detém, em partes iguais com o empresário madeirense Estevão Neves, a propriedade do imóvel com 1.400 lugares de estacionamento gratuito.
Um terceiro centro comercial, o FunchalCetrum, está a ser construído na baixa citadina, com áreas destinadas a escritórios, habitação (157 apartamentos), hotel com 120 quartos e estacionamento para 1.400 viaturas. Com projecto do catalão Ricardo Boffil, é uma iniciativa dos irmãos António e Roberto Henriques, associados a Jaime Ramos, e representa um investimento de 100 milhões de euros.

Sugerir correcção