Wikipédia, a enciclopédia digital feita por voluntários, já tem 33 mil entradas em português

O português é a décima língua na enciclopédia. Voluntários sublinham como vantagens os textos mais extensos, a variedade de temas e as "páginas de desambiguação"

Com um recorde de 162 línguas e actualização quase em tempo real, a Wikipédia é considerada uma das maiores e melhores enciclopédias digitais, e funciona graças a milhares de voluntários que se dedicam ao projecto de forma gratuita.As entradas em português - inseridas por portugueses, brasileiros e moçambicanos - somam já mais de 33 mil, o que torna a língua na décima mais presente na enciclopédia.
Nascido em Junho de 2001, o projecto lusófono - que surgiu na sequência dos seus congéneres em inglês (Janeiro), catalão (Março), alemão e sueco (Maio) - inclui já quase 400 colaboradores.
Jorge Candeias, um jornalista de 28 anos, é um deles. Descobriu a Wikipédia por acaso e, desde então, colabora a um ritmo mais ou menos sobressaltado: "Já estive meses a fazer actualizações diárias, depois tirei um período de férias e agora voltei a colaborar com regularidade."
Gostou da filosofia do projecto criado pelos norte-americanos Jimmy Wales e Larry Sanger e por isso decidiu, em Junho de 2003, dedicar-se a uma iniciativa que pretende, sobretudo, "ajudar os outros nas suas pesquisas".
Jorge Candeias também quis ajudar a promover uma actualização eficaz da Wikipédia, como a que ocorreu após o tsunami que destruiu, em Dezembro, grande parte da costa do Sudeste asiático. A enciclopédia digital funciona num conceito de entreajuda, "para facilitar a vida a quem procura determinada informação", salienta Jorge Candeias.
Num estudo recente da revista alemã c´t, a Wikipédia foi considerada melhor que as internacionalmente reconhecidas Brockhaus e a Encarta em termos de abrangência, profundidade, compreensão, facilidade de busca e qualidade do conteúdo multimédia.
O vandalismo ainda é um problema que pode colocar em risco a fiabilidade da Wikipédia, dizem Candeias e Manuel Anastácio, 30 anos, professor primário em Guimarães, outro colaborador da Wikipédia e também "wikipedista", ou seja, com funções de administradores (chegam ao cargo após mostrarem dedicação e capacidades e têm mais poderes).
Nas páginas a excluir da Wikipédia em português há "algumas que são uma forma de spam" (publicidade), e as que "não passam de autopromoção de quem lá as coloca", diz Manuel Anastácio.
Mas este administrador - um dos 25 ligados à Wikipédia em língua portuguesa - só age após consultar a comunidade de "wikipedistas", que se organiza sempre em torno do idioma e é tanto mais activa quanto mais colaboradores tem.
Uma comunidade grande permite que esteja sempre alguém disponível para acompanhar os acontecimentos, assim como facilita o aparecimento de pessoas bem informadas ou até especializadas em determinadas áreas que possam contribuir para o work in progress.
Como sublinha Manuel Anastácio, "o que interessa é aproveitar o melhor de cada participante na comunidade, de modo a erguer a Wikipédia como se fosse uma catedral através do trabalho em equipa".
"Actualmente, a Wikipédia está escrita em 162 idiomas, mas só 21 línguas dispõem de mais de 10.000 artigos, sendo a lusófona a décima maior", revela Jorge Candeias. A liderança, diz, pertence à Wikipédia em inglês, que atingiu recentemente os 500 mil artigos.
Vantagens concretas? Manuel Anastácio destaca o facto de a Wikipédia poder incluir "entradas mais extensas do que outras enciclopédias, já que não tem limites de espaço" e ter uma grande variedade temática, pois há "artigos muitos específicos, por exemplo no terreno da informática ou da matemática".
Por seu lado, Jorge Candeias adiantou que a Wikipédia dispõe igualmente de "páginas de desambiguação", criadas para explicar "os vários significados de um mesmo termo, nome ou expressão" e evitar confusões nos utilizadores. A Wikipédia tem um livro de estilo. Helena de Sousa Freitas, Lusa

Sugerir correcção