Tuberculose em Portugal ainda com a pior taxa europeia

Foto
Os toxicodependentes e infectados com HIV/sida são os mais atingidos pela doença Carlos Lopes/PÚBLICO

O número de novos casos de tuberculose está a descer lentamente, mas Portugal continua a apresentar a pior taxa de incidência da Europa Ocidental, revelam os últimos dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Hoje assinala-se o Dia Mundial da Tuberculose.

Portugal teve em 2004 uma incidência de 38 casos de tuberculose por 100 mil habitantes - um total de 3861 entre novos casos e retratamentos. Na União Europeia a 25 só a Lituânia, a Letónia e a Estónia têm piores resultados. Todos os outros países da Europa Ocidental estão muito abaixo dos valores portugueses (ver caixa).

Apesar do mau resultado no ranking, a tendência tem sido de descida. Em 2004 foram notificados 33,7 novos casos por cada cem mil habitantes, em 2003 tinham sido 36,4 - revela o relatório da DGS divulgado esta semana.

A infecção por tuberculose aumentou na população toxicodependente (representando 20 por cento do total) e desceu junto dos reclusos (1,8 por cento), tendo estabilizado nos restantes grupos de risco. Os casos associados ao HIV/sida são de 15 por cento, na população imigrante atingem os 12 por cento. A doença afecta sobretudo os homens com idades entre os 25 e os 44 anos.

Em Portugal, como noutros países, a doença está associada à pobreza e à exclusão social. São os distritos urbanos de Lisboa, Porto e Setúbal que concentram 65 por cento dos casos. Nestas áreas há bolsas de pobreza "que exigem esforço complementar para se poder actuar", defende o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Segorbe Luís, assinalando que a diminuição de casos se tem feito "a ritmo lento".

O relatório da DGS refere a necessidade de "acções focalizadas" "para detecção precoce e tratamento completo até à cura". No documento oficial deixa-se também um sinal de aviso: "Estando em curso uma profunda reforma do sistema de saúde, importa alertar para a necessidade de salvaguardar a operacionalidade dos serviços dedicados à tuberculose", lê-se.

Rastreio insuficiente

A este propósito, Segorbe Luís critica o "desinvestimento" no combate à doença, nomeadamente a escassez de meios humanos na rede de Centros de Diagnóstico Pneumológicos (CDT - unidades de saúde dedicadas à tuberculose).

O presidente da Associação de Tuberculose e Doenças Respiratórias, Artur Teles Araújo, considera que o rastreio das pessoas com quem o doente contactou - a tuberculose pulmonar transmite-se pela respiração, tosse ou espirro - é "logisticamente insuficiente". Há poucos meios humanos para identificar esses contactos, que deveriam ser sujeitos a medicação de prevenção e exames médicos, diz.

Por dificuldade de acesso aos serviços de saúde destas franjas da população, "o diagnóstico é tardio". Acontece já na urgência do hospital ou em situações que já exigem internamento, lamenta o pneumologista Teles Araújo.

Refere, por exemplo, o grupo dos imigrantes de Leste, que vêm de países onde "a taxa de prevalência da tuberculose é alta". "Quando se encontram em situação ilegal têm medo de ir ao médico e acabam por contagiar outros", explica.

A pneumologista Raquel Duarte refere outro grupo de risco - os desempregados. "É conhecida a associação entre tuberculose e pobreza." A probabilidade de contrair a doença aumenta em situações de habitações sobrelotadas, de má higiene e má nutrição, enuncia a coordenadora do CDT de Vila Nova de Gaia e responsável pela comissão de trabalho da tuberculose da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

A médica sustenta que é preciso uma articulação mais intensa entre CDT - onde "se assiste a um esvaziamento de meios" -, hospitais e cuidados primários. Ao mesmo tempo, realça a falta de locais para internamento de doentes que incluem casos de tuberculose multirresistente (resistência a vários antibióticos), com "risco para o doente e para os outros". "Não temos onde internar estes doentes. São internamentos prolongados que não são compatíveis com a política de saúde actual", critica.

Ana Barbado, directora clínica do centro hospitalar de Torres Vedras (que inclui a única unidade vocacionada para a tuberculose, o Hospital do Barro), afirma ter sete pessoas com tuberculose multirresistente em lista de espera para internamentos de longa duração, que exigem quartos de isolamento com tratamento de ar.

Sugerir correcção
Comentar