Estudo: aspirina reduz riscos de acidente vascular nas mulheres

Foto
Os efeitos mais significativos da aspirina foram observados nas mulheres de 65 anos DR

Uma pequena dose de aspirina reduz os riscos de acidente vascular nas mulheres, mas não as probabilidades de crise cardíaca, revela um estudo apresentado hoje na conferência anual do American College of Cardiology (ACC), em Orlando, na Florida.

A investigação foi realizada ao longo de dez anos junto de 40 mil mulheres saudáveis, com idades superiores a 45 anos.

O estudo mostrou ainda que a vitamina E, um anti-oxidante, não tem qualquer efeito na prevenção de um acidente cardiovascular.

A aspirina parece actuar de forma diferente nos homens, nos quais reduz sobretudo o risco de crise cardíaca, de acordo com outros estudos anteriores. "As mulheres têm uma maior tendência para acidentes vasculares cerebrais", explicou Julie Buring, do Brigham and Women’s Hospital (BWH), que liderou a equipa da investigação.

Os efeitos mais persistentes e significativos da aspirina foram observados nas mulheres de 65 anos de idade, mas nas mulheres mais jovens teve pouco efeito.

"Do ponto de vista clínico, estes novos dados mostram que muitas mulheres, sobretudo as que têm idade superior a 65 anos, podem beneficiar mais das virtudes da aspirina", salientou Paul Ridker, cardiologista do BWH.

Sugerir correcção
Comentar